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 3ª Aula

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MensagemAssunto: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:29 pm

Hoje venho dar a aula de H.M pela professora Chibi… Esta aula excepcionalmente dera de 1h.

Não vos vou maçar com matéria que já deram.
Portanto hoje vamos explurar um pouco mais da historia da magia.

Tem 5 min para marcarem presença na aula.
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Marcus Potter
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:31 pm



Marcus Potter, Gryffindor. Presente!
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:31 pm

Ricardo de Ravenclaw, presente...
não era aula de voo?
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:32 pm

Gabriel Kristopher O'Connor - Ravenclaw

Presente! Smile
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:33 pm

Ricardo escreveu:
Ricardo de Ravenclaw, presente...
não era aula de voo?

nao.. esta e aula extraordinaria de historia da magia
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:36 pm

Muito bem. A materia de hoje é um pouco extença. Por isso a aula ser de 1h hoje.
Aki esta a 1ª parte do texto da materia de hoje.

ncluem-se entre os fenômenos mágicos uma ampla variedade de práticas e crenças rituais, que constituem o núcleo de vários sistemas religiosos, atos de exorcismo e mesmo prestidigitação com fins de entretenimento. No primeiro sentido, a magia se entende como fenômeno social e cultural, presente em todas as civilizações, em algumas das quais convive com o pensamento crítico da era científica e tecnológica.

Magia é essencialmente um conjunto de representações ou atividades rituais supostamente capazes de influenciar os atos humanos ou o curso dos acontecimentos, por ação de forças místicas transcendentais. O animismo, ou seja, a convicção de que não existem diferenças essenciais entre seres animados e inanimados, costuma estar na base do pensamento mágico. As práticas mágicas incluem, assim, o uso de objetos especiais e a recitação de fórmulas mágicas. A natureza da magia, bem como sua função social e psicológica, é freqüentemente mal compreendida em virtude das múltiplas formas que ela assume e de sua relação com outros comportamentos religiosos. As incertezas decorrem em grande parte das idéias sobre evolução cultural e histórica do século XIX, que distinguem a magia de outros fenômenos religiosos e identificam-na com sociedades arcaicas e primitivas, ou como simples superstição sem significado cultural.

Em virtude dessa concepção, a magia foi tida como diversa de outros ritos e crenças religiosas. Sua semelhança e conexão essencial com eles — uma vez que tanto as religiões organizadas quanto as crenças mágicas apelam para a influência das forças místicas externas sobre a existência humana — passaram, portanto, despercebidas. Para dificultar a compreensão da magia, disseminou-se a idéia segundo a qual os actos mágicos carecem da natureza intrinsecamente espiritual própria dos actos religiosos, pois se fundamentam muito mais na manipulação externa do que na oração e constituem, portanto, um tipo mais simples e inferior de religiosidade.

Desse ponto de vista, existe uma diferença relevante entre magia e religião: enquanto esta se associa ao relacionamento entre os homens e as forças espirituais, em que o compromisso pessoal é básico, o procedimento mágico é visto principalmente como um ato técnico, em que o vínculo pessoal não é tão importante ou está ausente, embora a força que está por trás dos actos mágicos e religiosos seja a mesma.

Perguntas??
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:39 pm


O Professora Luna, entao o quer dizer é que a magia é a fonte originária de tudo. Tanto os rituais como as crenças em ideais. Foi através da magia que isso tudo surgiu, ou foi por existir "génios" da antiguidade?
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:42 pm

Marcus Potter escreveu:

O Professora Luna, entao o quer dizer é que a magia é a fonte originária de tudo. Tanto os rituais como as crenças em ideais. Foi através da magia que isso tudo surgiu, ou foi por existir "génios" da antiguidade?

um pouco dos 2... Mas essencialmente por manifestações de magia...
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:45 pm

AQUI FICA A 2ª PARTE

A magia é freqüentemente confundida com a feitiçaria, especialmente na história das religiões européias. Os antropólogos modernos, no entanto, distinguem entre magia, que é a manipulação de poderes externos por meios mecânicos ou comportamentais para afetar outras pessoas, e feitiçaria, qualidade inerente ao indivíduo que apresenta, no entanto, os mesmos objetivos. A adivinhação, ou capacidade de entender os agentes místicos que afetam os indivíduos e o curso dos acontecimentos, difere da magia porque seu objetivo não é interferir nos acontecimentos, mas compreendê-los. O poder místico dos adivinhos e o poder que governa as forças mágicas são, no entanto, de mesma espécie.

História. A magia, em suas diferentes formas, parece integrar todos os sistemas religiosos conhecidos. . O conhecimento sobre a magia pré-histórica é limitado, em função da falta de dados confiáveis. Muitas pinturas e gravações em cavernas são tidas como representações de figuras entregues à prática da magia orientada para favorecer a caça e as atividades do feiticeiro. As informações sobre os fenômenos mágicos das antigas culturas orientais, greco-romanas, cristãs européias e das sociedades primitivas contemporâneas são muito mais completas. A maioria dos relatos sobre a cultura mesopotâmica e a egípcia chama de magia, ou formas de pensamento mágico ou mitopoético (relativo à criação dos mitos) todos os rituais registados. Os faraós do Egito, por exemplo, reis divinizados, eram por isso mesmo venerados e tidos como capazes de controlar a natureza e a fertilidade. Seus poderes como mágicos, no entender dos estudiosos, eram expressão da onipotência real.

Na Roma antiga, muita importância foi dada à feitiçaria. Esse fenómeno parece ter resultado do desenvolvimento de novas classes urbanas, cujos membros dependiam de seus próprios esforços, tanto em termos materiais como mágicos, para derrotar os adversários e alcançar o sucesso. . Há registo de fórmulas mágicas na cultura romana para obter sucesso no amor, nos negócios, nos jogos e também proferir discursos persuasivos.

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:47 pm


Fascinante, Professora Luna. O que acabou agora de dizer e quase um facto do presente, os feiticeiros usam a ganância para subirem no poder. Isto quer dizer que tal como em Roma, ja existia a busca pelo ser superior a algo, sem olhar os limites.
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:49 pm

Marcus Potter escreveu:

Fascinante, Professora Luna. O que acabou agora de dizer e quase um facto do presente, os feiticeiros usam a ganância para subirem no poder. Isto quer dizer que tal como em Roma, ja existia a busca pelo ser superior a algo, sem olhar os limites.

Exactamente Sr Potter... Excelente interpretaçao Smile
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:50 pm

MAIS UM POUCO DE MATERIA Smile

Há muitos registros históricos da Idade Média e de períodos posteriores sobre a magia. . Conforme se sabe a partir de estudos históricos e antropológicos recentes sobre feitiçaria, magia e sincretismo religioso, a magia é especialmente dominante em períodos de rápida mudança e mobilidade social, quando novas relações e conflitos pessoais assumem importância maior do que as relações familiares tradicionais, típicas de tempos de estabilidade. A Europa parece não ter sido exceção, especialmente quando a igreja, lutando para assegurar sua hegemonia, dirigiu acusações de prática de magia contra seus adversários.

Um dos aspectos mais conhecidos da magia européia, divulgado e combatido pela Igreja Católica, é a prática herética de fazer pactos com os espíritos malévolos. Característico da história da magia européia foi também o uso que se fez dela como parte da tradição hermética. Seguidores dessa tradição, mais identificada na verdade com a alquimia que com a magia, eram às vezes considerados magos diabólicos, cujos conhecimentos proviriam de um pacto com o demônio. A sociedade tolerava a maioria deles, no entanto, porque suas práticas, embora estranhas, eram tidas como parte da tradição hermética judaica e cristã.

Grande parte do que se sabe sobre a magia nas sociedades ágrafas contemporâneas deriva de relatos antropológicos feitos por pessoas do mundo não-ocidental que acreditam na magia. Foram feitas descrições detalhadas, por exemplo, sobre as sociedades da Oceania e da África e de muitas sociedades muçulmanas em que persistem crenças pré-islâmicas, como na Malásia e na Indonésia. Esses relatos, porém, raramente distinguem magia de feitiçaria e adivinhação, encontradas em praticamente todas as sociedades orientais conhecidas.

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:55 pm

NAO HA PERGUNTAS?

ENT CONTINUANDO

Estrutura e funções. As pessoas podem executar atos mágicos sozinhas ou procurar os préstimos de um mago, alguém que sabe como executar os procedimentos rituais e pode ser recompensado por isso. Segundo se acredita, essa habilidade pode ser transmitida por herança, comprada por outros magos, ou ainda inventada pelo mago para ser executada por ele mesmo. Os magos podem ser consultados para fins nefastos, para proteger um cliente da magia prejudicial feita por terceiros ou por razões puramente benévolas. O caráter moralmente neutro da magia parece universal, embora, em qualquer sociedade, se discuta seu emprego para fins benignos ou malignos.

Há normalmente três elementos principais na magia: a fórmula mágica, o ritual e a condição ritual do executante. Os objetos rituais se incluem entre as fórmulas mágicas. Essa distinção foi feita pioneiramente pelo antropólogo Bronislaw Malinowski em seus estudos sobre os habitantes das ilhas Trobriand, na Melanésia. Freqüentemente as fórmulas mágicas empregam vocabulário arcaico ou esotérico. Entre os habitantes das ilhas Trobriand, a fórmula é especialmente importante: usar as palavras certas, da maneira certa, é considerado essencial para a eficácia do ritual. Para os maori, da Nova Zelândia, esse elemento é tão importante que um erro na recitação da fórmula pode levar à morte do mago.

Bastante difundido é também o uso de objetos materiais, de natureza muito variada. Em alguns casos, os elementos que visam a causar dano são realmente venenosos, mas em geral não provocam efeitos práticos, apenas os representam. É uma prática comum entre os magos, por exemplo, tentar prejudicar uma pessoa destruindo algum elemento de seu corpo (como aparas de unhas e cabelos) ou algo que tenha estado em contacto com ela (uma roupa ou outro objecto pessoal). O significado do rito mágico quase nunca é percebido por aqueles que acreditam que a magia difere essencialmente da religião. Parece universal, porém, que a magia seja praticada apenas em situações rituais formais e cuidadosamente definidas. O rito pode ser simbólico, como ocorre com o ato de borrifar o solo com água para fazer chover, ou com a acção de destruir uma imagem em cera para prejudicar uma pessoa. Tanto o mago quanto o rito devem observar certos tabus. Ao mago são impostas restrições alimentares e sexuais e a não-observação desses cuidados anula a magia. O respeito às interdições indica aos demais a importância do rito e dos objectivos desejados.

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 9:57 pm

Um exemplo de rebelião contra a magia foi a queima das bruxas, isto foi um acto cruel, mesmo que elas praticassem o mal, deviam de ter sido punidar de outra forma. A professora sabe-me explicar a razão aparente e de como eles (a igreja) provavam se estas pessoas possuiam ou nao magia?
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:00 pm

Marcus Potter escreveu:
Um exemplo de rebelião contra a magia foi a queima das bruxas, isto foi um acto cruel, mesmo que elas praticassem o mal, deviam de ter sido punidar de outra forma. A professora sabe-me explicar a razão aparente e de como eles (a igreja) provavam se estas pessoas possuiam ou nao magia?

A materia sobre a queima das bruxas mais pr frente..
Mas respondendo a sua pergunta...
Mts vezes as denominadas bruxas eram acusadas sem qualquer prova... Bastava uma palavra da Inquisisao pr serem queimadas
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:01 pm

Marcus... eu acho que estas caças às bruxas não eram justificadas.
No tempo em que estas se deram, ninguém tinha poder para questionar a moralidade das acções feitas pela, ou em nome da Igreja. As poucas que o fizeram arriscaram-se a serem exiladas ou mesmo condenadas à morte. Muitas vezes a Igreja, tinha segundas intenções e as suas próprias razões para fazerem o que fizeram. Grande parte das pessoas que foram queimadas por se dizer que eram bruxas ou praticantes de heresia nunca foram confirmadas como tal. A Igreja chegava a fazer destas acusações para condenarem pessoas por motivos completamente diferentes...

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:03 pm

Kristopher O'Connor escreveu:
Marcus... eu acho que estas caças às bruxas não eram justificadas.
No tempo em que estas se deram, ninguém tinha poder para questionar a moralidade das acções feitas pela, ou em nome da Igreja. As poucas que o fizeram arriscaram-se a serem exiladas ou mesmo condenadas à morte. Muitas vezes a Igreja, tinha segundas intenções e as suas próprias razões para fazerem o que fizeram. Grande parte das pessoas que foram queimadas por se dizer que eram bruxas ou praticantes de heresia nunca foram confirmadas como tal. A Igreja chegava a fazer destas acusações para condenarem pessoas por motivos completamente diferentes...

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:03 pm

QUASE A ACABAR

São muitas as funções da magia, mas há dois aspectos principais: o instrumental e o expressivo. Uma característica básica dos ritos e crenças mágicas é que os praticantes acreditam que eles são instrumentais, ou seja, eficientes, projetados para alcançar certas finalidades na natureza ou no comportamento de pessoas. O aspecto simbólico ou expressivo está sempre presente e é por causa dele que a magia pode ser melhor compreendida como parte de um sistema religioso.

Teorias sobre a magia. Os primeiros estudos sobre magia foram elaborados pelos sábios judeus e cristãos, preocupados em relacioná-la com suas crenças, identificando-a como um vestígio de paganismo e como heresia. Durante o final do século XIX, antropólogos começaram a estudar a magia e sua influência na evolução das religiões mundiais.

Os primeiros estudos antropológicos sobre a magia foram realizados por Edward Tylor, que no livro Primitive Culture (1871; Cultura primitiva) definiu magia como uma pseudociência, em que o “selvagem” incorretamente afirma uma relação direta de causa e efeito entre o ato mágico e o acontecimento desejado. Em The Golden Bough (1890; O ramo de ouro), James Frazer redefiniu as concepções de Tylor sobre o pensamento mágico, discutiu o relacionamento da magia com a religião e a ciência e situou-as num quadro evolutivo. Frazer aceitou a teoria de Tylor sobre a falsa relação de causa e efeito entre a magia e os efeitos naturais e analisou os princípios que governam essa falsa relação.

Esses autores e seus seguidores, como Ranulph Marett, entenderam magia como uma questão essencialmente individual e intelectual, uma das formas como o indivíduo reflete sobre o mundo. Outros autores ampliaram a discussão e abordaram a questão do ponto de vista da função social da magia, como fizeram os sociólogos franceses Marcel Mauss e Émile Durkheim. Em Les Formes élémentaires de la vie religieuse (1912; As formas elementares da vida religiosa), Durkheim afirmou que os ritos mágicos envolvem a manipulação de objetos sagrados em nome de indivíduos.

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:05 pm

Luna Redbird escreveu:
Kristopher O'Connor escreveu:
Marcus... eu acho que estas caças às bruxas não eram justificadas.
No tempo em que estas se deram, ninguém tinha poder para questionar a moralidade das acções feitas pela, ou em nome da Igreja. As poucas que o fizeram arriscaram-se a serem exiladas ou mesmo condenadas à morte. Muitas vezes a Igreja, tinha segundas intenções e as suas próprias razões para fazerem o que fizeram. Grande parte das pessoas que foram queimadas por se dizer que eram bruxas ou praticantes de heresia nunca foram confirmadas como tal. A Igreja chegava a fazer destas acusações para condenarem pessoas por motivos completamente diferentes...

Concorda Drª Luna?

Exactamente o k tentei dizer Smile

Depois quando falarmos nessa matéria falaremos melhor Smile
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:10 pm



Nenhuma questão professora Luna.
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:11 pm

ULTIMA PARTE

O significado socialmente coesivo dos ritos religiosos propriamente ditos não estava presente. As idéias do sociólogo francês foram seguidas por Radcliffe-Brown, autor de The Andaman Islanders (1922; Os habitantes das ilhas Andaman) e, em menor medida, por Malinowski, influenciado mais por Frazer e pelos primeiros psicanalistas. Radcliffe-Brown sustentava que a função social da magia era manifestar a importância que o acontecimento desejado reveste para a comunidade. Malinowski considerava a magia um fenômeno oposto à religião, além de direta e essencialmente relacionado às necessidades psicológicas do indivíduo.

Os estudos mais recentes sobre os sistemas mágicos se fizeram tomando como objeto a magia de povos da África e da Oceania. Basearam-se essencialmente nas idéias de Malinowski e Radcliffe-Brown e no mais importante trabalho sobre o tema que surgiu depois desses autores: Witchcraft, Oracles and Magic Among the Azande (1937; Feitiçaria, oráculos e magia entre os azandes), de Edward Pritchard.

Freud, autor de Totem e tabu (1918), exerceu, durante algum tempo, grande influência sobre os estudiosos do pensamento mágico com a idéia segundo a qual a magia, a primeira fase no desenvolvimento do pensamento religioso, era similar, em seus processos essenciais, ao pensamento de crianças e neuróticos. Essa concepção pressupõe que selvagens, crianças e neuróticos acreditam que desejo e intenção levam automaticamente a atingir o objetivo desejado. Essa idéia foi abandonada pelos especialistas, não só por que revela incompreensão da natureza expressiva do ritual mágico, como também porque estabelece equivocadas semelhanças de comportamento entre os grupos humanos comparados.

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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:18 pm


Não tenho questões, Professora Luna.
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:20 pm

PEÇO ENT K AGORA LEAM TDS OS EXCERTOS NOVAMENTE E APRESENTEM AS QUESTOES PFF QUE VOS OCORREREM
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:24 pm

Estou esclarecido... Apesar de extensa, a matéria não é muito complicada.... Smile
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 10:27 pm

Eu peço pl extensão mas realmente foi preparada a algumas horas...

Haverá nova aula amanha das 21e30 as 22e30

estao dispensados Smile
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MensagemAssunto: Re: 3ª Aula   3ª Aula Icon_minitime

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